
Duração: 6 semestres
Vagas: 40 vagas - presencial
Período: matutino
Coordenação:
Profa. Dra. Edilene Mayumi Murashita Takenaka
edilene.takenaka@fatec.sp.gov.br
Área de atuação
O PROFISSIONAL EM MARKETING é uma das profissões que se destacou no aumento de oportunidades no mercado de trabalho, segundo o Relatório “O Futuro do Trabalho” de 2020 do Fórum Econômico Mundial. Além disso, é uma das profissões que desenvolve habilidades necessárias para o profissional do futuro.
O que faz o TECNOLÓGO EM MARKETING?
O tecnólogo em Marketing é o profissional que busca atender desejos e necessidades identificados em um mercado-alvo; desenvolve estratégias de mercado de acordo com o composto mercadológico de marketing. Identifica e influencia o comportamento de consumo. Planeja a execução e análise de pesquisas de tendências no mercado. Gerencia produtos, serviços e marcas. Atua no relacionamento e na construção da fidelidade com o cliente. Fomenta ações de marketing eletrônico. Atua no planejamento das estratégias de marketing como gestor e na implantação da cadeia de distribuição de produtos e serviços. Analisa as realidades sociais e legais para inserção de produtos e serviços no mercado.
Mercado de Trabalho
O egresso do Curso Superior em Tecnologia em Marketing deverá ser um profissional apto a orientar e desenvolver projetos empresariais relacionados ao Marketing, nos mais variados setores da economia: indústrias, empresas prestadoras de serviços, agroindústria e organizações ou entidades não governamentais.
Dentro do seu campo de atuação o profissional pode se especializar em diferentes áreas como o setor de vendas, varejo eletrônico, marketing estratégico, marketing de relacionamento, customer experience, entre outros.
Pode também empreender seu próprio negócio através da estruturação de uma consultoria em marketing.
Competências
De forma geral o profissional demonstra conhecimento específico em marketing, com foco na implantação de projetos de marketing, criatividade, iniciativa, liderança, raciocínio lógico, raciocínio abstrato e visão crítica, assim como as capacidades de comunicação, de análise, de síntese, de negociação, de mediar conflitos e de decisão.
Formas de Acesso
– Classificação em Processo Seletivo – Vestibular.
– Transferência de outras instituições de ensino superior. Todo semestre há um período divulgado pela secretaria.
– Vagas remanescentes – o pretendente precisa ter qualquer curso de nível superior para pleitear uma vaga remanescente. Todo semestre há um período divulgado pela secretaria.
Vestibular
Inscrições pelo site: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/























Quantidade mínima de horas: 240
Horas computadas a partir: 3º módulo
Orientador(a)
Horário de Atendimento
Segunda-Feira: 19h - 21h
Terça-Feira: 12h50 - 17h
Quinta-Feira: 09h - 11h e 19h - 21h
Sexta-Feira: 12h50 - 17h
Documentos
Portaria nº 128/2019 Regulamenta o Estágio Supervisionado na Fatec de Presidente Prudente
Manual de Orientação Para Estágio Curricular Supervisionado
Anexo 05 - Plano de Atividades e Ficha de Início de Estágio
Anexo 08 - Modelo de Relatório de Progresso
Anexo 10 - Modelo de Relatório Final
Anexo 11 - Avaliação de Desempenho
Anexo 12 - Processo de Equivalência a Estágio Supervisionado

1º Semestre de 2025
Datas Importantes:
17 de fevereiro de 2025: vínculo de orientação
02 de junho de 2025: entrega dos TCCs para Qualificação e Defesa
O Trabalho de Graduação em Marketing é realizado a partir do 5º semestre do curso, orientado por docente do curso.
O resultado final pode ser apresentado por meio da elaboração de uma Monografia, Relatório Técnico, Projeto, Análise de Casos, Desenvolvimento (de Instrumentos, Equipamentos ou Protótipos), Levantamento Bibliográfico, etc.
Documentos
Anexo 1 - Vínculo de orientação
Anexo 2 - Mudança de vínculo de orientação
Anexo 3 - Ficha de Acompanhamento
Anexo 4 - Ficha de Avaliação do Aluno - 5º semestre
Anexo 5 - Solicitação de aceitação de artigo como Trabalho de Gradução
Anexo 6 - Encaminhamento da versão final
Anexo 7 - Autorização para Publicação
Anexo 8 - Encaminhamento de artigo
Manual para Sistema de Informação